Tratamento de Manchas

Manchas na pele podem se manifestar de diversas formas, tais como melasma, melanoses solares (mancha senil) , efélide (sarda), manchas pós inflamatórias, leucodermia gutata (sarda branca), vitiligo,  dentre outras.

Quanto antes iniciar o tratamento para manchas na pele, maiores são as chances de sucesso. A prevenção também é fundamental, com o uso diário do foto protetor solar .

Melasma

São manchas escuras que surgem mais comumente na face ,  principalmente fronte (testa) , região malar, nariz, têmporas, região supra labial ( buco), mas também podem acometer braços e colo. Afeta mais comumente as mulheres podendo ser vista também nos homens.  Não ha uma causa definida mas esta relacionada com gravidez , uso de anticoncepcionais orais , predisposição genética e exposição solar a luz ultra violeta e a luz visível.

O Dermatologista e o profissional ideal para realizar o diagnostico e tratamento desta condição.

O tratamento envolve uso diário de protetor solar potente contra os raios ultravioletas A, B e luz visível . Alem disso, cremes clareadores , peeling , microagulhamento (IPCA) , laser, dentre outros.

Melanose Solar (mancha senil)

As melanoses solares são manchas escuras  de tamanhos variados que aparecem em áreas expostas ao sol tais como dorso de mãos , antebraços , braços, colo e ombros . São mais frequentes em indivíduos de pele clara . O envelhecimento cutâneo e a exposição solar cronica são fatores predisponentes.

O tratamento envolve uso diário de protetor solar, cremes clareadores , peeling , cauterização química , laser, dentre outros.

Efélide (sarda)

As sardas são manchas castanhas ou marrons que aparecem com formas arredondadas ou geométricas especialmente na face , colo e ombros de indivíduos de pele clara . Existe uma forte predisposição genética e associação com intensa exposição solar . Ocorre uma tendencia a piora das manchas durante o verão .

O tratamento envolve uso diário de protetor solar, cremes clareadores , peeling , laser, dentre outros.

Manchas pós inflamatórias

Geralmente, são manchas causadas apos um quadro agudo de inflamação da pele como : acne (espinha), queimaduras, machucados , picada de insetos, alergias (dermatites de contato) , dentre outros . A principio tem coloração roxa , rosada , podendo se tornar acastanhadas pelo deposito de melanina nos locais da inflamação, principalmente em pessoas de pele morena ou bronzeadas.

O tratamento envolve a resolução do quadro de base , uso diário de protetor solar, cremes clareadores , peeling , laser, dentre outros.

Leucodermia puntata ( sarda branca)

São manchas claras, com tamanhos variados de 1-5 mm , que surgem com mais frequência nas pernas e braços. Apresenta-se mais comumente em indivíduos de pele clara com exposição solar previa intensa.

O tratamento uso diário de protetor solar, cremes pigmentantes , crioterapia, dentre outros.

Vitiligo

O vitiligo se caracteriza por manchas brancas com perda da cor da pele. As lesões formam-se pela ausência ou diminuição das células responsáveis pela coloração da pele , os melanócitos. As causas da doença ainda não estão completamente esclarecidas mas acredita-se que os fenômenos autoimunes estejam envolvidos. Alem disso traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam e agravam o vitiligo.

Esta patologia não e contagiosa e não traz prejuízos a saúde física.

O diagnostico e clinico podendo ser confirmado com lampada de Wood e em raros casos biopsia.

O tratamento uso diário de protetor solar, cremes pigmentantes, corticoides ,  imunomoduladores , fototerapia UVA e UVB dentre outros.