Toxina Botulínica

A toxina botulínica tem sido muito utilizada para fins estéticos e consiste em um tratamento que temporariamente reduz ou elimina rugas de expressão da face e pescoço.  Alem disso pode ser usada também no tratamento da hiperhidrose de axilas, palma das mãos e planta dos pés .

As rugas dinâmicas ou de expressão são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes.

A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam ou ate mesmo somem. Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária (“pés de galinha”).

A aplicação e rápida e os efeitos começam após 24 horas , tendo um resultado máximo em 15 dias , quando o paciente deve ser revisto.

O procedimento deve ser repetido a cada 6 meses para a sua manutenção.

A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada apenas por médicos e deve ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada paciente, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente.

A aplicação em locais inadequados ou o uso de doses erradas pode acarretar resultados indesejados, como desvios musculares ou expressões de aspecto “artificial”, por isso, recomenda-se que o tratamento seja feito por médico capacitado e treinado.