Dermatologia Clínica

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano. A Dermatologia Clínica é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, mucosas, cabelos e unhas. Atua em todas as condições dermatológicas como infecções, doenças inflamatórias, auto-imunes e tumores.

As desordens dermatológicas variam em sinais, sintomas e severidade, e podem ser temporárias ou permanentes. O Dermatologista está capacitado para ajudar o paciente a manter sua pele, cabelos e unhas saudáveis. Realiza avaliação através do exame clínico e pode contar com o auxílio de alguns aparelhos , como o Dermatoscópio (microscópio de superfície). A Dermatoscopia é um recurso diagnóstico, que de forma não invasiva, pode avaliar lesões pigmentadas na pele (pintas) e não pigmentadas, diferenciando as lesões benignas das lesões com risco de câncer de pele. Tem importância também na análise dos distúrbios do couro cabeludo e cabelos, auxiliando no diagnóstico e no acompanhamento da resposta dos pacientes aos tratamentos.

Condições dermatológicas frequentes em consultório: acne, alopecias, ceratoses, câncer de pele, dermatite de contato, dermatite atópica, dermatoses bolhosas, hemangioma, herpes, hiperidrose, farmacodermia, líquen plano, lúpus, melasma, micoses, nevus, piodermites, pitiríase rósea, psoríase, rosácea, verruga, vitiligo, urticária, etc.